1º ConectaCities apresenta inovações em várias de áreas do conhecimento para o público de Cascavel

Em vez de números musicais, peças teatrais ou espetáculos de dança, o Teatro Municipal Sefrin Filho foi palco nesta quinta-feira (29) do 1º Conecta Cities, um verdadeiro show de tecnologia. Por toda a dependência da casa cultural a inovação e o conhecimento se fizeram presentes em vários momentos do evento.

Novidades em diversas áreas do conhecimento que foram apresentadas, algumas de forma inédita, ao público de Cascavel e região. Entre elas, o veículo elétrico da Itaipu Binacional e vários projetos, como o de drones (oportunizando o primeiro voo por controle remoto a muitas pessoas), da Fundação para o Desenvolvimento Científico de Cascavel (Fundetec); de Agricultura Urbana, do Município de Cascavel; e de robótica, do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR).

Assuntos como “Cascavel na Rota das Smart Cities” (Leonaldo Paranhos), “Navegando por cidades inteligentes” (Stella Hiroki), “Cidades inteligentes, sustentáveis e humanas (Marcos de Souza, Márcio Fonseca e Rubem Henrique), “Energias renováveis: uma riqueza sustentável” (Cícero Jayme Bley Junior), “Turismo tecnológico gerando negócios de impacto” (Kamila Brito), “Parcerias multissetoriais como ferramentas para tornar as cidades cada vez mais sustentáveis” (Jocéli Andrade Bogusz), “Como construir uma startup” (Alberto de Souza Junior), “Longevidade: desafios e oportunidades” (Aline Calefi), “Mídias & Marketing 4.0: a redefinição do comportamento na economia digital das cidades inteligentes” (Junior Rigamonte) e “Sustentabilidade da saúde” (Claudia Cohn) foram apresentados em palestras e mesas redondas ministrados por especialistas no auditório principal do teatro.

Ao final, o grupo de Taikô, da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (Acec), fez uma apresentação que encantou a plateia. O Conecta Cities foi promovido pela Fundetec, pelo Conselho Paranaense da Cidadania Empresarial da Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep), pela Unimed Cascavel, pela Prefeitura de Cascavel e pelo Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Nós Podemos. Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Grupo Rubi Música Para Eventos, Kopenhagen, Dipel Net, Cascavel Conventions & Visitors Bureau, 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável foram os apoiadores do evento.